ESPANHA E ANGOLA

ESPANHA É JÁ ALI…!

Essa é uma expressão bem comum entre nós portugueses. Quem não se lembra de por ocasião das férias no Algarve, aproveitar um dia para ir até Espanha e beber umas coca-colas, comprar torrão de Alicante e uns chocolates. As poucas pesetas que sobravam em moedas eram para serem oferecidas aos nossos “gaiatos“ que as coleccionavam.
No entanto, “os nuestros hermanos” não se ficaram por ai…nem já ali. Embora estejam a passar por muitas dificuldades devido aos confinamentos e ao teletrabalho imposto por Bruxelas e pela OMS, eles têm vindo a conquistar o mercado mundial e já estão em Angola.

¿ SABIA QUE LÍNGUA ESPANHOLA, É A SEGUNDA DO MUNDO ?

Um total de 580 milhões de pessoas falam espanhol no mundo, 7,6% da população mundial. Destes, 483 milhões – três milhões a mais que um ano atrás – são falantes nativos de espanhol, tornando o espanhol a segunda língua materna no mundo em número de falantes. Além disso, é estudado por quase 22 milhões de pessoas em 110 países. O espanhol é o terceiro idioma mais utilizado na internet, onde apresenta grande potencial de crescimento.
Dados «Ao pé da letra» de 15 de outubro de 2019 Instituto Cervantes.

PARA ESPANHA ANGOLA TAMBÉM É JÁ ALI…!

Já começa a ser considerado algo normal, na cidade de Luanda cruzarmo-nos na rua com pessoas a comunicarem-se em espanhol, assim como também já é visível verse grandes empreendimentos espanhóis estarem a singrar num mercado que deveria ser há partida português.

Na esfera académica incluíndo mestrados e
doutoramentos, formação de quadros, como
também no da pesquisa científica, o I.N.I.S.E.G.,
INSTITUTO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM
SEGURANÇA GLOBAL de Espanha assinou um
convénio com a I.S.P.A., INSTITUTO SUPERIOR
POLITÉCNICO ATLÂNTIDA de Luanda, Angola.

INISEG. INSTITUTO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE SEGURANÇA GLOBAL

O INISEG, Instituto Internacional de Estudos de Segurança Global, é o único centro especializado Dr. Manuel Folgado Prof. David Caixal em treinamento de segurança e defesa que possui (1) um Doutorado em pesquisa , (15) quinze Mestrados universitários e (2) Diplomas oficiais. O INISEG nasceu sob a égide da Fundação Aucal, uma Instituição de ensino de raiz inovador e preocupada com a evolução das novas tecnologias aplicadas ao mundo académico e da formação.

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO ATLÂNTIDA

O Instituto Superior Politécnico Atlântida, ISP-Atlântida, é uma instituição do sistema de ensino superior privado angolano.
Desde a sua fundação em 2012, teve sempre os seus objectivos concentrados no saber, olhando para o futuro, e com perspectivas de lançar ao mercado os primeiros quadros licenciados e dar continuidade na qualificação dos mesmos. O mesmo procura do saber, da valorização da experiência, da socialização do conhecimento e, da internacionalização a tolerância para nos confrontarmos com outras culturas e, por outro, a adoção
deregrase nomes comumente aceites pelas instituições mais prestigiadas a nível mundial.
Está vocacionado para o ensino de qualidade, dotado de autonomia estatutária, científica, pedagógica, administrativa, patrimonial, financeira e disciplinar, nos termos da legislação em vigor.

Transmissão dos conhecimentos como promoção de valores e a realização da pesquisa e da investigação científica, fazem parte dos serviços do ISPA – Angola.
O desejo de todos é que este Convénio entre o INISEG de Espanha e a ISPA de Angola seja um Grande Projeto coroado de muito sucesso.

Davide Pereira, Finlandia